Operação Bônus

Presos por corrupção em Cuiabá deputado e secretário que é primo do governador

Paulo Taques e deputado são acusados de roubar o Detran-MT

Presos por corrupção em Cuiabá deputado e secretário que é primo do governador

Deputado e ex-chefe da Casa Civil de MT são presos por supostamente participarem de desvio de recursos do Detran-MT (Foto: Reprodução)

O deputado estadual Mauro Savi (PSB) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques, primo do atual governador Pedro Taques (PSDB), foram presos na manhã desta quarta (9). A ação faz parte da segunda fase da Operação Bereré, deflagrada em fevereiro deste ano, que investiga um esquema que desviou dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

O esquema foi denunciado pelo irmão do ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (MDB). Antônio Barbosa já teve sua delação homologada no Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado.

Segundo o irmão do ex-governador, o esquema permitia fraude no serviço de registro de contratos de financiamento de veículos, por meio de uma emrpesa ligada a ele. Mauro Savia e Paulo Taques foram apontados como integrantes do esquema.

Seis mandados de prisão foram expedidos. Desse total, cinco já foram cumpridos. Além de Savia e Taques, um dos alvos da operação é o empresário José Kobori, preso em Brasília. Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos em Cuiabá, São Paulo e no Distrito Federal.

A ação é liderada pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) Criminal e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual (MPE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação
Redação